Você já ouviu falar em Brainstorming e qual a sua finalidade?
Brainstorming é um método de geração de ideias e compartilhamento de conhecimento para resolver um determinado problema comercial ou técnico, no qual os participantes são incentivados a pensar sem interrupção.
Ao planejar uma sessão de brainstorming, é importante definir claramente o tópico a ser abordado. Um tópico que é muito específico pode restringir o pensamento, enquanto um tópico mal definido não gerará suficientes ideias diretamente aplicáveis.
Para garantir uma sessão produtiva e para a qual todos os presentes contribuam, existem várias 'regras' de brainstorming -
Incentivar ideias novas e inovadoras, por mais estranhas que possam parecer à primeira vista.
A quantidade de ideias é mais importante que a qualidade, portanto, enquanto as ideias são compartilhadas com o grupo, elas não são discutidas ou criticadas em detalhes.
Estas são registrados em quadros brancos, flipcharts, notas Post-it, etc. Esta seção da reunião geralmente não dura mais de trinta ou quarenta minutos. As ideias são então categorizadas e classificadas pelo grupo. As ações de acompanhamento são acordadas e a reunião é encerrada.
Subsequentemente, as ideias devem ser capturadas de forma mais formal e distribuídas ao grupo para revisão. Os mapas mentais eletrônicos são particularmente úteis aqui, pois auxiliam na visualização de como as ideias se relacionam.
Uma vez categorizadas e mapeadas, as ideias são mais facilmente avaliadas e priorizadas para ação.
Você realiza brainstorming com a sua equipe?
Bacharel em Ciência da Computação, especialista em Gerenciamento de Projetos - FGV, Manager da 1° Academia de Programação, jogos e robótica para crianças e adolescentes, 100% em Realidade Virtual