[ editar artigo]

Hard Skills e Soft Skills: Você sabe o que são?

Hard Skills e Soft Skills: Você sabe o que são?

Skills é um termo em inglês que pode ser traduzido para o português como habilidade, competência — ou seja: a aptidão para executar algo. Assim, hard skills é uma nomenclatura destinadas às competências técnicas de uma pessoa.

Essas duas juntas são fundamentais para o sucesso de um profissional e devem ser observadas pelos recrutadores na avaliação que antecede uma contratação.

Neste artigo você vai aprender o que são hard skills e soft skills e como identificá-las nos processos seletivos. Acompanhe!

Hard Skills são habilidades possíveis de serem quantificadas. Também podem ser ensinadas ao longo de processos de aprendizagem, dentro e fora da empresa. Exemplos de hard skills:


● graduação;
● MBA;
● mestrado ou doutorado;
● proficiência em uma determinada língua;
● certificações específicas;
● cursos técnicos;
● manuseio de ferramentas;
● operação de máquinas;
● habilidades em programas de computador;
● cálculos;
● escrita;
● desenvolvimento de softwares.

Soft Skills — ou interpessoal skills — são as habilidades comportamentais que estão relacionadas com a personalidade de um profissional, como características sociais, mentais e emocionais. Algumas skills que você pode tentar identificar são:


● atitude;
● boa comunicação;
● capacidade de resolução de conflitos e problemas;
● pensamento criativo;
● pensamento crítico;
● capacidade para a tomada de decisão;
● ética;
● paciência;
● empatia;
● flexibilidade;
● resiliência;
● liderança;
● alta motivação e positividade;
● capacidade para o trabalho em equipe;
● capacidade para a gestão do tempo.


Dessa forma, podemos dizer que são as competências que desfrutam de acordo com o desenvolvimento e a maturidade de cada indivíduo e conforme sua educação, suas crenças, sua cultura, seus posicionamentos, entre outros elementos.

Elas também estão ligadas à forma de interagir e relacionar-se com grupos sociais e ao modo como isso afeta a produtividade e a organização do indivíduo ou grupo. Essas duas competências são complementares e precisam ser analisadas de forma criteriosa para montar uma equipe produtiva, equilibrada, motivada e harmoniosa.

HUB DE INOVAÇÃO DO VALE
Hub do Vale
Hub do Vale Seguir

Administradora com especialização em Marketing Digital pela faculdade de marketing em São Paulo. Empresária e investidora. CEO do Hub de Inovação do Vale, Co-Founder do Condor Connect e CEO da Comunidade Connect

Ler conteúdo completo
Indicados para você