Ter uma ideia e planejar um negócio é um desafio. Ainda mais se no decorrer surgirem dúvidas como: meu negócio é viável? Faz sentido para o mercado? Meus clientes vão querer essa solução? Ou esse produto?
Por isso, foram criadas metodologias como o Bussiness Model Canvas, ferramenta de planejamento estratégico que te ajuda a montar o planejamento inicial de seu negócio (já existente ou novo). É um método prático, simples e que cabe muito bem para novos empreendedores que, assim como eu, não gostam de perder tempo.
O Canvas é uma ferramenta desenvolvida pelo pesquisador suíço Alexander Osterwalder. Surgiu depois de vários testes para encontrar um modelo de negócios ideal para empresas inovadoras. É perfeito para Startups que precisam validar uma ideia e modelá-la de forma rápida.
A construção de um modelo de negócio utilizando o Canvas é a melhor forma de colocar a ideia no papel e visualizar todas as variáveis que são necessárias para o negócio funcionar, desde proposta de valor até estrutura e custos. É uma maneira de representar de forma totalmente visual os passos essenciais que um empreendedor precisa tomar para ter uma empresa rentável no mercado.
Diferentemente dos planejamentos estratégicos mais tradicionais, esta é uma forma eficaz e sem burocracia de poder fazer a gestão de uma inovação. O modelo de negócios planejado com a lógica do Canvas precisa responder quatro grandes questões:
O que?
Como?
Para quem?
Quanto?
E, posteriormente, ser colocado em um mapa visual com nove atributos, são eles:
Proposta de valor: o que sua empresa oferece de diferencial e que terá valor para seus clientes.
Segmento de clientes: o segmento de mercado e o público-alvo de sua empresa.
Canais: como e onde o cliente fica sabendo, compra e como recebe o seu serviço/produto.
Relacionamento com os clientes: como sua empresa vai se comunicar com os seus clientes.
Atividade-chave: principal atividade desenvolvida por sua empresa.
Recursos principais: recursos essenciais para a entrega do produto/serviço.
Parcerias principais: atividades terceirizadas.
Fontes de receita: meio de obter receita por meio da sua proposta de valor.
Estrutura de custos: custos necessários para realizar o produto/serviço.
Os nove tópicos citados acima direcionam como sua empresa funcionará. Segue abaixo o modelo de Canvas para ajudar você a refletir e montar um mapa para seu novo negócio.
Empresas de sucesso como a Netflix e o Nubank possuem um Business Model Canvas.
Criada em 1998, a Netflix revolucionou o mercado de locação de filmes no mundo todo. No primeiro modelo da empresa, o cliente assinava e podia ter por mês a posse dos filmes. Para alugar um DVD novo era necessário devolver o já alugado. Percebendo a evolução da internet, os fundadores da Netflix decidiram então migrar para os filmes em Streaming online, acabando de vez com a locação de filmes em DVD.
Modelo Business Model Canvas da Netflix.
Outra empresa que utiliza o Business Model Canvas é o banco digital Nubank, uma das primeiras startups brasileiras de processos financeiros a possuir suas operações inteiramente digitais. Para garantir rentabilidade num modelo como esse, o Nubank aposta, e muito, em eficiência. Por isso, o foco está na tecnologia e experiência via aplicativo, que reduz a necessidade de agências ou atendimento telefônico.
O modelo Business Model Canvas da Nubank.
Para ter uma empresa bem sucedida é indispensável ter um modelo de negócio bem elaborado e de fácil entendimento. A metodologia Canvas é muito válida para isso.
Não dá para caminhar sem saber onde queremos chegar. Com o Canvas você tem a oportunidade de começar a planejar o futuro do seu negócio de forma mais clara. E não tem problema se no decorrer do caminho tiver novas informações a acrescentar no Canvas. Afinal, a vida é um eterno aprendizado e uma evolução contínua, não é?
CEO HUB de inovação do Vale, Comunidade Connect, CO-FOUNDER Condor Connect, Administradora, com especialização em Marketing Digital pela faculdade de marketing em São Paulo, empresária, atual nas áreas de consultoria em Gestão de Inovação.