[ editar artigo]

OKR's Você sabe o que são e como utilizar?

OKR's Você sabe o que são e como utilizar?

OKR, ou Objectives and Key Results, é um método de gestão representado por um conjunto de objetivos e indicadores-chave, que ajudam a definir a direção que cada setor da empresa deve tomar para contribuir para o alcance dos objetivos macro do negócio.

A metodologia de OKRs foi criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove, ainda nos anos 80, mas se tornou conhecida em 1999, quando foi adotada como modelo de gestão do Google, indicada por um de seus principais investidores: John Doerr.

Para cada objetivo existe um conjunto de indicadores. A lógica por trás disso apresenta que ao atingir os resultados estabelecidos nos indicadores o setor atinge, por consequência, os objetivos.

O notável crescimento da empresa, a partir da implementação da metodologia de gestão OKR, fez com que o modelo ganhasse espaço entre empresas do mundo todo, sendo uma metodologia de gestão muito presente em todo o Vale do Silício.

Além do sucesso com o Google, uma outra razão foi fundamental para colocar os OKRs no topo da lista de metodologias de gestão do mundo: a facilidade de compartilhamento dos objetivos da empresa com todo o quadro de colaboradores.

O simples fato de compartilhar os objetivos associados aos indicadores amplia a motivação e engajamento da equipe em cumprir cada tarefa e alcançar cada resultado estabelecido.

A partir da definição dos OKRs, os objetivos da empresa passam a ser mais palpáveis dentro de cada setor, que passa a compreender por que estão perseguindo um indicador e como a atuação do departamento interfere no resultado global.

Vamos a um exemplo para tornar essa compreensão sobre o que são OKRs mais fácil:

Objetivo: Ampliar o faturamento da empresa.

OKR 1: aumentar em 50% a geração de leads qualificados todos os meses;

OKR 2: aumentar em 15% o ticket médio dos produtos;

OKR 3: aumentar em 30% a taxa de recompra;

OKR 4: conseguir um aumento de 15% nas vendas com upsell e cross selling.

O exemplo de OKR acima é bastante simples, mas vale pela exemplificação de como cada indicador está relacionado a um objetivo macro da empresa.

E você já sabia o que são as OKR's? Já Aplica em sua empresa?

HUB DE INOVAÇÃO DO VALE
Hub do Vale
Hub do Vale Seguir

Administradora com especialização em Marketing Digital pela faculdade de marketing em São Paulo. Empresária e investidora. CEO do Hub de Inovação do Vale, Co-Founder do Condor Connect e CEO da Comunidade Connect

Ler conteúdo completo
Indicados para você