A transformação digital vinha transformando o mindset das empresas, mas a crise do Covid-19 atropelou toda a economia global.
Um dos segmentos da tecnologia que mais se destacaram foi o de produtos e serviços gerenciados de suporte de TI que adotaram o home office em milhares de empresas. Ou seja, se a maioria das empresas teve de repensar seus modelos de negócios, não seria diferente para aquelas que atuam com ferramentas digitais.
Nos últimos meses, o mundo tem vivido uma verdadeira revolução nas relações das pessoas com a tecnologia e como ela integra-se à nossa rotina. As mudanças causadas pela crise da pandemia aceleraram a cultura digital do cidadão e do consumidor, assim como os processos digitais dentro das organizações.
Algo que levaria anos para acontecer, ocorreu em 5 meses. Outra tendência antiga, mas que vinha avançando com lentidão, é o trabalho de qualquer lugar (anywhere office). De uma hora para outra, as empresas buscaram adaptar-se a uma nova realidade, em que todos estão trabalhando de suas casas.
E com a mesma eficiência, produtividade e colaboração que antes por meio de ferramentas digitais. A sincronização entre contas em qualquer dispositivo ajuda a solucionar qualquer problema. Implementar automação nos processos pode oferecer agilidade, eficiência e qualidade a muitas atividades.
Além disso, vai reduzir custos e aumentar a produtividade, auxiliando os profissionais na otimização de seus departamentos. Com essa atitude que o Bob’s rede de fast food com 570 lojas, vem se destacando no franchising quando o assunto é transformação digital.
A marca foi a primeira a colocar em operação uma loja sem caixa em 2017. Em maio deste ano lançou seu próprio aplicativo, o ChamaoBob’s, que contabilizou mais de 200 mil downloads e acelerou as vendas digitais. O entusiasmo com que o Bob’s abraçou a transformação digital vai além da maioria das redes brasileiras, e estimula outras marcas a fazerem o mesmo.
Ao se depararem com a pressão gerada pelo próprio consumidor e pelo impacto do coronavírus, que provocou grandes mudanças nos hábitos de consumo, as franquias brasileiras se viram obrigadas a correr para colocar em prática a tão propaganda transformação digital.
Com 80 unidades, das quais oito foram abertas no início da pandemia, a Dermage se viu obrigada a antecipar projetos previstos para 2022/2023.
“Nossa ideia era adotar uma ferramenta de CRM mais robusta para depois fazer do e-commerce um canal relevante tanto para a marca quanto para os franqueados. Até então, o on-line não respondia por mais do que 5% das vendas”, conta Viviane Soares, diretora de marketing e varejo.
O investimento em inovação e tecnologia deve ser algo contínuo. O segredo do sucesso são suas tentativas e sua persistência para que o negócio tenha bons resultados e você possa aproveitar os benefícios que a tecnologia pode trazer.
"O desafio era grande, mas a franquia implementou as mudanças necessárias e em menos de um mês o e-commerce explodiu: em abril, as vendas feitas pela plataforma tiveram um aumento de 500% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Com isso, multiplicaram-se também os problemas decorrentes de logística e entrega dos produtos."
Segundo Silvana Buzzi, diretora executiva da Associação Brasileira de Franchising (ABF), "quem estava minimamente estruturado tratou de avançar; quem não estava teve de buscar parcerias para transformar suas operações o mais rápido possível.
“Há, porém,uma minoria que insiste em não avançar, ignorando que o que fazíamos no passado nos trouxe até aqui, mas não necessariamente nos levará para o futuro.”
De acordo com o estudo realizado pela ABF, a adesão das redes ao e-commerce passou de 61% em 2019 para 70% até agosto desse ano, com a participação dos franqueados no canal saltando de 51,9% para 91,6% no mesmo período.
Avanço significativo também foi registrado na captura mista de pedidos — que usa canais próprios e marketplaces. A modalidade, que tinha participação de 45% nas vendas, em 2019, passou a contribuir com 73% do faturamento nos primeiros oito meses de 2020.
Acrescenta-se a esse cenário, a expansão das vendas pelas redes sociais, presente em 60%das marcas Então, está preparado para as transformações tecnológicas que ganharam espaço na era do Covid-19? Está na hora de investir em tecnologia na sua empresa para garantir o seu futuro.
Venha conversar com nossa equipe.
Fonte: Valor Econômico Franquias
CEO HUB de inovação do Vale, Comunidade Connect, CO-FOUNDER Condor Connect, Administradora, com especialização em Marketing Digital pela faculdade de marketing em São Paulo, empresária, atual nas áreas de consultoria em Gestão de Inovação.